Em 1975, quando o Dicionário Aurélio foi lançado eu tinha doze anos, estava na escola na sexta série do antigo ginásio. Me lembro que minha mãe logo comprou um Aurelião, e que muitas vezes consultávamos quando surgia alguma dúvida sobre uma palavra especifica. Era super divertido pegar aquele baita livro e buscar os significados, um mundo a se descobrir.
Mas levar o Aurelião para a escola era praticamente impossível, pois era muito pesado. Não lembro quando o Aurelinho foi lançado, mas lembro que logo ele foi exigido como parte do material escolar, e o meu estava sempre na mochila.
No segundo grau, lembro das provas onde utilizando o Aurelinho devíamos buscar o significado de uma palavra, era um mundo de aventuras a cada nova descoberta.
E com o Aurélio cresci, sempre utilizando quando necessário.
Mudando de país há cinco anos, deixei o velho Aurélio no Brasil. Qual não foi a minha surpresa, quando ganhei uma caixa de livros brasileiros e lá encontro um Aurelinho. E ele continua me ajudando, agora quando dou aula de português para estrangeiros e muitas vezes junto com o aluno vou buscar o significado de determinada palavra. Hoje também tenho como uma nova ferramenta de trabalho o Aurélio on-line e com certeza ele esta sempre presente nas minhas aulas e no meu dia a dia.
E você? Ainda tem o dicionário Aurélio do seu tempo de escola?
;-)
No comments:
Post a Comment